CLIPPING REVISTA ABNT - SELO DE CERTIFICAÇÃO

TÍTULO - Setor Náutico ganha Selo de Certificação - EDIÇÃO OUTUBRO 2016

clipping ABNT12clipping ABNT22

Será durante a 19ª edição do São Paulo Boat Show, salão náutico mais importante do país, que acontecerá de 6 a 11 de outubro, o lançamento do selo Acobar, instituído em parceria com a ABNT, para barcos certificados pela entidade – uma forma de atestar a qualidade dos produtos da indústria nacional.

Nos últimos anos, a construção e a operação de embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro vêm crescendo bastante. A segurança das embarcações está diretamente relacionada aos cuidados tomados durante a construção, assim como a segurança individual de todas as pessoas envolvidas e a proteção do meio ambiente.

O Selo trará muitas vantagens para os fabricantes, evidenciando a transparência do estaleiro, a qualidade das embarcações construídas e se constituindo em uma poderosa ferramenta de marketing, fortalecendo a imagem da empresa e a marca.

Sendo assim, cresce a importância de sua utilização por parte de todos os atores envolvidos na cadeia de produção, comercialização e utilização de embarcações de recreio.

Os principais objetivos do Selo são: a otimização da gestão e dos processos internos relativos ao processo de fabricação de embarcações; que Estaleiros tenham ciência e busquem em seus processos de fabricação, o cumprimento de normas legais descritas no Programa; que consumidores recebem produtos com qualidade e aspectos de segurança melhores; e fortalecer a expansão da indústria náutica brasileira, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica.

É difícil saber sobre a qualidade e instalação dos produtos e componentes críticos de uma embarcação, como os materiais de construção, sistema de propulsão, sistemas de combustível e água, sistema elétrico, governo e flutuação. Para isto, a ABNT e a Acobar estão desenvolvendo requisitos para que os fabricantes sigam padrões internacionais de construção e segurança.

Para capacitação, a Mercury Marine®, fabricante de motores de propulsão recebeu em seu centro de treinamento, no Rio de Janeiro, a ABNT e a Marinha do Brasil. “A meta principal dessa instalação é oferecer um serviço de treinamento de alta qualidade providenciando um ambiente onde os alunos possam ter maior interação com o produto e aprender efetivamente sobre a operação e manutenção de motores Mercury”, disse Bill Gress, presidente da Mercury Marine América do Sul.