Certificado ABNT 2018



selo acobar ABNT 2018

Programa de Certificação
A segurança das embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro está diretamente relacionada às técnicas e gestão de processos. Com o objetivo de aprimorar os padrões de segurança e a qualidade na construção de embarcações brasileiras, a ABNT e a ACOBAR, desenvolveram o Programa de Certificação de Embarcações que visa a evidenciar critérios de construção que elevam a segurança dessas embarcações.


A ACOBAR sempre teve em seus princípios, a preocupação com a qualidade e segurança das embarcações construídas em nosso país. Desde o ano de 2000, quando lançamos a primeira Norma Técnica ABNT – NBR 14574 para Embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro – Requisitos de construção tornou-se para nós, um assunto constante na nossa agenda de trabalho. Em 2005 atualizamos essa norma e em 2012 fizemos uma completa revisão, inclusive, com aumento dos seus capítulos de abrangência. Em paralelo lançamos o Selo de Conformidade para que os estaleiros que tinham seus produtos construídos dentro da norma colocasse esse selo em local visível da embarcação como forma de informar o público consumidor. Mas como todo processo de certificação sofre constante evolução iremos convidar os estaleiros nacionais, para certificarem as suas embarcações com a devida e inédita auditoria a ser feita pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que ficará responsável, de forma independente, por todo o processo junto ao estaleiro solicitante. Um Check List terá que ser atendido e em sendo aprovado pelo inspetor auditor, à embarcação apresentará um selo de que está certificada a ser fornecido e controlado pela ABNT. Todo esse processo foi amplamente debatido pela ACOBAR e ABNT com a coordenação do engenheiro naval, Jorge Nasseh desde 2015.

ABNT

A ABNT vem atuando desde 1950 em atividades de avaliação da conformidade, segundo os modelos estabelecidos no âmbito do Comitê para Avaliação da Conformidade - CASCO, da Organização Internacional para Normalização - ISO.
Para a Certificação foi prevista a utilização de três auditores, durante um período estimado em quatro dias para cada modelo de embarcação, variando muito em razão do tamanho e sua complexidade, todos eles pertencentes ao quadro de auditores da ABNT. Sendo ela a gestora deste Programa e, trazendo esse conhecimento inédito ao Brasil, coloca à disposição das empresas do segmento náutico, mais um serviço com a marca de excelência ABNT.


Benefícios do programa
A adequação ao Selo desenvolve pontos essenciais para o aprimoramento do negócio como:
- Foco no produto: atributos conhecidos e mensuráveis.
- Foco no usuário: “qualidade é a adequação ao uso”. Diferentes conceitos. A qualidade está “Diante dos olhos de quem observa”. Produto ou serviço adequado a seu propósito.
- Foco no valor: define qualidade em termos de uso e preço.

A Certificação cria diferenciação no meio competitivo, aumentando a credibilidade e o desempenho do estaleiro. Tendo como objetivos:
- A otimização da gestão e dos processos internos atinentes ao processo de fabricação de embarcações;
- Pleno atendimento dos Estaleiros às normas legais e de fabricação descritos no Procedimento Específico;
- Fortalecer a expansão do segmento náutico brasileiro, promovendo à ética e estimulando a cultura náutica.


Suporte ABNT
A equipe da ABNT está a postos para ajudar todas as empresas em todas as etapas deste processo. Informamos também, que todas as questões sejam endereçadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..